O Bolsa Família e o Auxílio Brasil são os dois programas sociais mais conhecidos no Brasil. Muitas pessoas já os recebem e possuem uma grande melhoria em suas vidas. Mas ainda assim há uma grande parte da população que teria direito de receber, mas desconhece o método de solicitação. Portanto ensinaremos o passo a passo para solicitar e aprovar o seu benefício!
Esses programas buscam ampliar a assistência social e financeira das famílias em situação de vulnerabilidade social.. Portanto eles vêm sendo a solução para muitos trabalhadores brasileiros. Mostraremos quais são os valores do auxílio e também as diferenças entre o Auxílio Brasil e Bolsa Família 2024!
Confira a data de recebimento do seu auxílio
Auxílio Brasil e Bolsa Família: Entenda as diferenças e a transição
Durante o Governo anterior, surgiu um benefício social chamado Auxílio Brasil, e agora muitos estão em dúvida em relação às diferenças entre este programa e o Bolsa Família.
Mas a verdade é que a resposta é mais simples do que aparenta ser.
Embora o Auxilio Brasil tivesse um valor superior ao antigo Bolsa Família, a partir da nova atualização, os dois programas passaram a ter exatamente o mesmo valor de ajuda financeira. Afinal, hoje ambos são o mesmo programa, pois com o retorno do Governo do Partido dos Trabalhadores, o Auxílio Brasil mudou de nome, e voltou a se chamar Bolsa Família. O que significa que aqueles que recebiam o Auxílio Brasil continuam recebendo o mesmo benefício, mas agora com o nome de ‘’Bolsa Fámilia’’.
E quanto aqueles que ainda não recebem nenhum dos benefícios, poderá solicitar o ‘’Bolsa Família’’, que graças as atualizações mais recentes, conta com um tão bom quanto o do antigo ‘’Auxílio Brasil’’.
Bolsa Família: Valor adicional para crianças
Um dos benefícios do programa é o fato de que ele concede um valor adicional para as famílias que possuem crianças de 0 a 36 meses. Ou seja, haverá um suporte financeiro adicional para ajudar no desenvolvimento dos primeiros anos de vida.
Além disso, o benefício conta com reajustes periódicos de acordo com as revisões constantes e dos critérios de elegibilidade. Desse modo será possível garantir a devida adequação do programa social, atendendo as necessidades da população mais vulnerável.
Também há um benefício direcionado à prática esportiva entre crianças e adolescentes, resultando em um auxílio financeiro especial para a realização de compra de materiais esportivos e ajuda a acessibilidade aos treinos relacionados à prática de esportes.
Critérios e Requisitos para receber o Bolsa Família
Para poder receber os benefícios do Bolsa Família será necessário cumprir uma série de requisitos. Entre eles, a principal está relacionada à “renda mensal per capita da familia”, ou seja, será considerado o quanto você e a sua família ganham por mês, dividido pelo número de membros da sua família.
Renda Familiar: Para poder fazer parte do benefício, a renda per cápita da sua família deve ser de no máximo R$ 218 (situação de pobreza). Ou seja, se o valor ganho pelos membros da família que trabalham divididos pelo número de pessoas sobrar menos de 218 reais para cada pessoa, significa que poderá receber o auxílio.
Desempregado – CLT – MEI: Se você estiver dentro da margem salarial mencionada acima, mesmo se for CLT ou MEI, poderá receber o benefício do Bolsa Família.
Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico): Para receber o benefício é necessário possuir um cadastro no CADúnico. Após realizar o cadastro, será necessário aguardar a análise do sistema informatizado, que avaliará todas as regras necessárias do Programa.
- A entrada no Bolsa Família não é automática, pois o Governo Federal analisa o limite orçamentário do programa.
Documentos Necessários para o Bolsa Família
Fique atento à lista completa de documentos necessários para solicitar o benefício. Valendo ressaltar que há documentos relacionados tanto ao solicitante quanto aos membros da família. Confira agora mesmo:
Solicitante:
- Documento (RG ou CNH);
- Comprovante de endereço;
- Título de eleitor ou CPF;
- Comprovante de tutela: documento que comprove a tutela do dependente declarado ou documento de guarda
Demais familiares:
- Documento com foto (RG);
- CPF ;
- Carteira de trabalho (Se tiver).
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento (se for casado)
- Outros documentos que forem importantes:
- Comprovantes de vacinação;
- Comprovantes das matrículas escolares e da frequência escolar dos seus dependentes;
- Comprovante do respectivo acompanhamento pré-natal,apenas no caso de gestantes.
Passo a Passo para solicitar o benefício
- Acesse o Cadastro Único (CadÚnico): Para se cadastrar será preciso acessar o site ou então o aplicativo oficial do CadÚnico no seu celular ou computador.
- Preencha o formulário do pré-cadastro: Depois de realizar o acesso ao CadÚnico, você deverá preencher o formulário de pré-cadastro.
- Realize o agendamento de atendimento na sua cidade: Após concluir o pré-cadastro, você deverá agendar o atendimento presencial, que deverá ser feito na prefeitura ou (CRAS) da sua respectiva cidade.
- Reúna os documentos necessários: É necessário reunir todos os documentos mencionados no tópico anterior, eles serão solicitados para poder aprovar o benefício.
- Entregue a documentação no posto de atendimento: No dia agendado você deverá entregar todos os documentos para o posto de atendimento. Lá você poderá finalizar o cadastro. Feito isso, deverá aguardar a aprovação do benefício. Você será atualizado sobre o andamento através do próprio aplicativo ou site.